Automação Industrial

(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2014)
 
01) A Figura abaixo mostra o diagrama de comando de dois motores acionados pelas contatoras K1 (Motor 1) e K2 (Motor 2).
 
 
Analisando o diagrama, conclui-se que
 
(A) o Motor 2 só pode ser acionado se o Motor 1 já estiver em operação.
(B) o intertravamento indicado garante o acionamento do Motor 2 sempre que o Motor 1 for ligado.
(C) estando o Motor 1 em operação, é possível acionar o Motor 2 sem desligar o Motor 1.
(D) estando o Motor 2 em operação, é possível acionar o Motor 1 sem desligar o Motor 2.
(E) o intertravamento indicado garante o desligamento do Motor 2 sempre que o Motor 1 for desligado.
 
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2014)
 
02) 
 
 
Na Figura 1 é mostrado o diagrama do circuito de acionamento de um motor de indução trifásico, e na Figura 2 é mostrado o esquema funcional de comando desse circuito.

O tipo de acionamento desse motor é conhecido como partida
 
(A) direta com reversão
(B) estrela-triângulo
(C) estrela-triângulo com reversão
(D) série-paralela triângulo
(E) série-paralela estrela
 
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2014)
 
03)
 
 
A Figura acima mostra o diagrama de comando de um contator instalado em uma subestação. Deseja-se progra-mar um CLP controlador lógico programável) utilizando a linguagem LADDER para que desempenhe a mesma função.

Supondo que o estado dos contatos externos (F1, S0 e S1) sejam variáveis lógicas de mesmo nome, e que a saída para o contator K1 seja a saída lógica K1, então, o diagrama LADDER que representa a mesma lógica do circuito acima é
 
 
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS DISTRIBUIDORA / 2014)
 
04) Conversores estáticos de potência são cada vez mais empregados no acionamento de máquinas elétricas, objetivando, por exemplo, a realização de controle de velocidade e a redução da corrente de partida.
 

Um desses conversores é conhecido como soft starter, cuja principal característica é

(A) reduzir a tensão do motor através de dispositivo eletromecânico, alternando a ligação de estrela para delta.
(B) realizar a conversão CC/CC, visando ao controle da tensão do valor médio da saída do conversor.
(C) realizar o chaveamento dos dispositivos semicondutores através de modulação PWM, sendo do tipo CC/CA.
(D) empregar diodos de potência para realizar a conversão CA/CC através de ponte completa trifásica.
(E) controlar sua tensão de saída, através da variação do ângulo de disparo de tiristores conectados em antiparalelo.

(Técnico de Projetos - Elétrica / PETROBRAS / 2014)

05) 

(A) comutador
(B) fechador de comando manual
(C) comutador sem interrupção
(D) temporizado no fechamento
(E) comando por pé

(Técnico de Projetos - Elétrica / PETROBRAS / 2014)

06) 

A Figura acima corresponde ao diagrama trifilar do motor de

(A) indução de rotor em gaiola com partida por comutação polar
(B) indução de rotor em gaiola com partida compensada por transformador
(C) indução de rotor em anéis com partida por resistores escalonados
(D) indução de rotor em anéis com partida por dois enrolamentos separados
(E) indução de rotor em anéis de gaiola com partida estrela triângulo

(Técnico de Instalações I - Elétrica / LIQUIGÁS / 2014)

07) 

O diagrama acima, onde os terminais 10,11,12 estão curto-circuitados internamente, corresponde ao acionamento de motor de duplo enrolamento com ligação

(A) triângulo série-paralelo
(B) triângulo e duplo sentido de rotação
(C) estrela série-paralelo
(D) estrela e uma fase bipartida
(E) estrela e redução da velocidade

(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2012)

08) Ao utilizar inversores de frequência na variação de velocidade de motores elétricos, pode haver corrente de fuga por efeito capacitivo em função do comprimento dos cabos condutores entre o inversor e o motor. Para diminuir essa corrente a valores praticamente desprezíveis e possibilitar o uso de maiores comprimentos de cabos condutores sem redução de potência do inversor, deve ser colocado entre o inversor e o motor um(a)

(A) contator de carga
(B) transistor bipolar de porta isolada
(C) dinamômetro
(D) reatância indutiva de saída
(E) interface homem máquina

(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2012)

09) 

O diagrama trifilar mostrado acima corresponde ao acionamento elétrico de um motor de indução trifásico com método de partida correspondente a:

(A) reversão no sentido de rotação
(B) partida capacitiva
(C) estrela triângulo com redução da corrente na partida
(D) comutação copolar
(E) frenagem por contator

(Técnico de Projetos - Elétrica / PETROBRAS / 2012)

10) 

O diagrama trifilar refere-se ao acionamento de motor de indução trifásico, cujo método de partida e funcionamento corresponde a

(A) aceleração rotórica
(B) a duas velocidades Dahlander
(C) três velocidades através de comutação polar
(D) estrela triângulo com reversão sequencial
(E) chave compensadora por autotransformador com reversão no sentido de rotação

GABARITO

01) D
02) E
03) E
04) E
05) D
06) C
07) C
08) D
09) C
10) E
 
Gabarito de acordo com os gabaritos oficiais e definitivos da CESGRANRIO.