Motores Elétricos
Assim, a velocidade do rotor, em rpm, é de
(A) 1.800
(B) 1.728
(C) 1.432
(D) 1.200
(E) 960
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS DISTRIBUIDORA / 2014)
02) Um motor síncrono trifásico possui os seguintes dados de placa:
Sabendo-se que o motor operará constantemente em sobrecarga, o valor aproximado da corrente de projeto do motor, em ampères, é de
(A) 223
(B) 163
(C) 136
(D) 113
(E) 68
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS DISTRIBUIDORA / 2014)
03) A tensão induzida em um motor de corrente contínua com excitação independente pode ser aproximada pela seguinte expressão:
Nessa expressão, Ea é a tensão induzida, em volts, e w (ômega) é a velocidade angular do motor em rad/s. O motor é alimentado com uma tensão terminal de 250 V, possui corrente nominal igual a 200 A, e a resistência da armadura é 0,5 Ω.
Uma resistência adicional Rad é inserida no circuito da armadura e deve ser calculada de modo a limitar a corrente de partida desse motor em, exatamente, 2 vezes o seu valor nominal.
Após efetuada a partida, quando o motor se encontra a uma velocidade de 150 rad/s, sua corrente de armadura, em ampères, é aproximadamente
(A) 400
(B) 340
(C) 285
(D) 128
(E) 64
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2014)
04) Um motor de corrente contínua em derivação, 30 HP, 266 V, 1.500 rpm, tem resistência do circuito da armadura de 0,2 Ω. Nas condições nominais, esse motor requer uma corrente de 82 A da rede elétrica e possui corrente de campo de 2 A.
Para uma condição de carga que exija da rede 41 A, a velocidade do motor, em rpm, será, aproximadamente, de
(A) 1.599
(B) 1.584
(C) 1.573
(D) 1.549
(E) 1.527
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2014)
05) Um motor de indução trifásico de quatro polos é conectado a uma rede elétrica cuja frequência é de 60 Hz.
Se o escorregamento do rotor é de 5%, quando o motor opera em plena carga, então, o valor, em r.p.m, da velocidade do eixo do motor em plena carga é
(A) 855
(B) 900
(C) 1.710
(D) 1.800
(E) 3.420
(Técnico de Projetos - Elétrica / PETROBRAS / 2014)
06)
A Figura acima corresponde à curva de conjugado porcentual em relação ao conjugado nominal x porcentagem da velocidade em relação à velocidade síncrona (conjugado de rotor bloqueado elevado) de um motor elétrico e sua carga.
Sendo o seu escorregamento de 9%, a categoria desse motor, segundo a norma brasileira, é
(A) H
(B) D
(C) Y
(D) N
(E) F
(Técnico de Projetos - Elétrica / PETROBRAS / 2014)
07) Sabe-se que motores de indução são máquinas com excitação única, constituídos de um enrolamento de campo e de um enrolamento de armadura.
Devido a essa característica, tais motores são capazes de desenvolver torques em
(A) qualquer velocidade abaixo ou acima da velocidade síncrona.
(B) qualquer velocidade, sendo que, se maiores que a velocidade síncrona requererão um ajuste no número de polos.
(C) qualquer velocidade, pois para isso são dotados de controle de frequência.
(D) qualquer velocidade, desde que abaixo da velocidade síncrona.
(E) uma velocidade especifica, ajustando o reostato do campo derivação.
(Oficial de Manutenção I - Elétrica / LIQUIGÁS / 2014)
08) Os motores de corrente contínua são conhecidos por seu controle preciso de velocidade e, portanto, são largamente utilizados em aplicações que exigem tal característica.
Assim, corresponde a um tipo de motor de corrente contínua o de
(A) excitação composta
(B) gaiola de esquilo
(C) rotor bobinado
(D) polos salientes
(E) polos lisos
(Oficial de Manutenção I - Elétrica / LIQUIGÁS / 2014)
09) Existe um componente mecânico que roda apoiado no bloco do motor, através de casquilhos ou rolamentos. Além disso, ele comanda os sistemas de distribuição, ignição, injeção, arrefecimento e lubrificação através de engrenagens ou correntes e, também, através de sensores eletrônicos de posição.
Qual o nome desse componente?
(A) Cambota
(B) Culassa
(C) Biela
(D) Pistão
(E) Eixo do motor
(Oficial de Manutenção I - Elétrica / LIQUIGÁS / 2014)
10) Um motor de indução trifásico, 220 V, 60 Hz e 10 Hp, está trabalhando com velocidade no eixo n = 1.710 RPM. Assim, os valores do escorregamento - s, do número de polos P e da frequência das correntes induzidas no rotor - fr são, respectivamente,
(A) 3%, 2 e 3 Hz
(B) 5%, 4 e 6 Hz
(C) 5%, 4 e 3 Hz
(D) 3%, 4 e 3 Hz
(E) 3%, 6 e 6 Hz
GABARITO