No Break

(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS DISTRIBUIDORA / 2014)
 
01) Uma determinada carga é alimentada por meio de um no-break monofásico, e foi instalado um analisador de espectro para realizar medições de harmônicos na tensão de alimentação dessa carga. Verifica-se que essa tensão possui, além da componente fundamental, o terceiro e o quinto harmônicos. Os valores eficazes, em volts, das componentes harmônicas da tensão podem ser vistos no Quadro a seguir.
 
 
Nessas condições, o valor percentual da distorção harmônica total (DHT %) da tensão de saída do no-break é
 
(A) 15%
(B) 18%
(C) 25%
(D) 50%
(E) 135%
 
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2014)
 
02) Um sistema de fornecimento ininterrupto de energia elétrica (Nobreak) deve fornecer 12.000 W durante 4 horas em caso de falha total da rede elétrica. O banco de baterias desse sistema é composto apenas por baterias de 2,4 V e 50 Ah. Para o dimensionamento do banco de baterias, consideraram-se as baterias ideais, isto é, o tempo de descarregamento sendo inversamente proporcional à corrente, e desprezou-se qualquer tipo de perdas ou queda de tensão.
 

Se a tensão do elo de corrente contínua do banco de baterias é igual a 120 V, então, a quantidade mínima de baterias que esse sistema deve possuir é

(A) 50
(B) 100
(C) 300
(D) 400
(E) 1000

(Técnico de Projetos - Elétrica / PETROBRAS / 2014)

03) Sabe-se que um no-break (do inglês UPS – Uninterruptible Power Supply) é uma fonte de alimentação de emergência, regido pela NBR 15014, para aplicação em unidades especiais no caso da falta de energia da concessionária, operando através de intertravamento com a rede local. É dotado de baterias, retificadores, inversores de corrente e chaves.

Sua operação obedece à seguinte sequência:

(A) alimentar o circuito de baterias; retificar a tensão em seguida; havendo falha, as baterias alimentarão o inversor, mantendo a alimentação do consumidor ininterrupta.
(B) alimentar o circuito do inversor; alimentar as baterias; retificar a tensão e, ocorrendo falha, haverá a alimentação do consumidor, mantendo ininterrupta a energia.
(C) alimentar o circuito de baterias; alimentar o circuito do inversor; retificar a tensão de saída do inversor; ocorrendo falha, a energia do consumidor não sofre interrupção.
(D) retificar a tensão a.c.; alimentar o circuito de baterias; ocorrendo falha, as baterias alimentarão o inversor, mantendo a alimentação do consumidor ininterrupta.
(E) comutar a alimentação da rede para o no-break através de uma chave estática quando ocorre falha; retificar a tensão a.c.; alimentar o inversor; alimentar as baterias, mantendo ininterrupta a energia.

(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2012)

04) Existem diversos equipamentos para automação e gerenciamento de energia elétrica, cuja utilização depende de um bom sistema informatizado. Tudo isso, tendo vista, entre outros objetivos, manter a regularidade no fornecimento de energia elétrica. Um desses equipamentos, denominado nobreak, associado a geração de energia elétrica para circuitos preferenciais, visa a suprir a continuidade da energia elétrica no caso da falha no abastecimento da concessionária de energia. Todo esse aparato é supervisionado e controlado por sistemas inteligentes e demanda um alto valor em dinheiro para sua execução.

Dentre as cargas prioritárias que, por questões de segurança e continuidade do processo produtivo, devem fazer uso desses equipamentos estão:

(A) centro cirúrgico; máquinas de controle numérico; escolas públicas; igrejas
(B) centro cirúrgico; centro de processamento de dados; indústria de confecções; cinemas
(C) centro cirúrgico; centro de processamento de dados; refeitórios de grandes indústrias; teatros
(D) centros esportivos; centros de controle de tráfego; galpões de armazenagem de materiais de construção; revenda de automóveis
(E) centro cirúrgico; centro de processamento de dados; máquinas de controle numérico; unidades de terapia intensiva

(Técnico de Manutenção - Elétrica / TERMOBAHIA / 2012)

05) Os no-breaks comerciais são encontrados, normalmente, com alimentação monofásica e trifásica. As principais topologias de construção são: standby, linha interativa, ferro ressonante e online, cujas tipologias e configurações podem variar conforme o fabricante.

O diagrama abaixo representa um no-break tipo online.

Nessa representação,

(A) a carga, em modo rede elétrica (operação normal) ou bateria (falta de energia), é alimentada, continuamente, pelo inversor.
(B) a carga é sempre alimentada pelo retificador, que injeta a corrente contínua exigida por ela, na falta de energia elétrica (modo bateria).
(C) a carga nunca fica isolada da rede no modo rede elétrica (operação normal) ou bateria (falta de energia).
(D) a tensão na carga é sempre muito maior que a tensão da rede.
(E) o fator de potência visto pela rede é sempre zero, devido aos componentes eletrônicos.

(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2011)

06) Um técnico precisa projetar um No-Breakpara proteger o servidor interno da rede de computadores de sua empresa. Para isso, ele verificou o consumo médio do servidor (500 W) e adquiriu um inversor que aproveita 5/4 da potência que recebe.

Sabendo-se que a autonomia do No-Break deve ser de 2 horas e que o banco de baterias que o alimenta é formado por 4 módulos de 12 V, a capacidade, em ampère-hora, de cada bateria deve ser de

(A) 50
(B) 40
(C) 30
(D) 25
(E) 20

(Técnico de Projetos - Elétrica / PETROBRAS / 2011)

07) Um No-Break deve ser utilizado para alimentar com 220 VCA dois servidores, que consomem 400 W cada um, por um período de, pelo menos, cinco horas.

Desprezando as perdas no inversor, a bateria desse No-Break deve ter uma capacidade de carga de, no mínimo,

(A) 24,8 A . h
(B) 21,6 A . h
(C) 18,2 A . h
(D) 17,2 A . h
(E) 14,4 A . h

(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2010)

08) Em um No-break do tipo Stand-By, a carga é alimentada pela rede elétrica. No instante em que ocorre uma falha na rede, a carga passa a ser alimentada pelo conjunto inversor/banco de capacitores. Esse tipo de topologia fornece proteção contra os seguintes distúrbios:

(A) surto de tensão, subtensão e sobretensão.
(B) surto de tensão, subtensão e variação de frequência.
(C) falta de rede, subtensão e variação de frequência.
(D) falta de rede, subtensão e ruído.
(E) falta de rede, subtensão e sobretensão.

(Técnico de Projetos - Elétrica / PETROBRAS / 2009)

09)

Em função da disposição dos circuitos que compõem o nobreak, são geradas diferentes arquiteturas (topologias), com características bem distintas. De acordo com a NBR 15014, os nobreaks são classificados em diferentes classes. A figura acima corresponde à tipologia da classe no-break denominada

(A) Stand-By.
(B) Interativo convencional.
(C) Interativo ferrorresonante.
(D) Interativo de simples conversão.
(E) On-Line.

GABARITO

01) C
02) D
03) D
04) E
05) A
06) D
07) C
08) E
09) E
 
Gabarito de acordo com os gabaritos oficiais e definitivos da CESGRANRIO.
Crie o seu site grátis Webnode