Tipos de Manutenção
Essa filosofia é característica de uma manutenção
(A) preventiva
(B) corretiva
(C) corretiva programada
(D) preditiva
(E) produtiva total
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS DISTRIBUIDORA / 2014)
02) A correta gestão da manutenção em sistemas industriais possibilita o aumento da eficiência da produção e o aumento da confiabilidade de forma geral. Nesse contexto, a manutenção pode ser classificada em função das ações executadas a partir de falhas existentes.
Nessa classificação, situa-se a manutenção corretiva, cuja característica é
(A) realizar a intervenção nas máquinas ou nos equipamentos, com ações previamente estabelecidas, antes que haja ocorrência de falhas.
(B) realizar ações para sanar falhas em função da ocorrência de defeito, desgaste ou deterioração de peças ou dispositivos.
(C) focar a garantia da melhor utilização e maior produtividade de máquinas e equipamentos.
(D) detectar falhas já estabelecidas em máquinas ou equipamentos, mas que não foram observadas ou mapeadas.
(E) acompanhar o desempenho de máquinas e equipamentos, buscando coletar indicadores que definirão o momento mais apropriado da intervenção.
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS DISTRIBUIDORA / 2014)
03) O técnico de manutenção de uma empresa, durante a análise do resultado do teste cromatográfico do óleo do transformador, identificou um aumento considerável de metano. Embora o transformador em questão estivesse em perfeito funcionamento, o técnico solicitou o agenda-mento de um serviço de manutenção, no qual fossem fei-tos o tratamento do óleo e a inspeção no transformador.
A manutenção descrita acima é denominada
A) preventiva
(B) corretiva
(C) preditiva
(D) detectiva
(E) analítica
(Oficial de Manutenção I - Elétrica / LIQUIGÁS / 2014)
04) O seguinte procedimento corresponde a um processo de manutenção preventiva:
(A) o acompanhamento do nível de vibração em um mancal.
(B) a substituição de uma correia dentada que falhou.
(C) a medição da qualidade do óleo retirado de um motor.
(D) a utilização de um óleo mais viscoso devido ao des-gaste dos elementos móveis de um equipamento.
(E) a substituição dos elementos vedantes aos 5 anos ou com 100.000 km, conforme indicação do fabricante.
(Oficial de Manutenção I - Elétrica / LIQUIGÁS / 2013)
05) Ao analisar um equipamento que apresentava desempenho diferente do esperado, o técnico de manutenção apontou para o gerente de manutenção a necessidade de parada da célula de produção. Já o gerente de produção, preocupado em atingir suas metas e em cumprir o prazo de produção do lote que estava sendo preparado pela célula de produção, decidiu adiar a parada e seguir com a operação por mais 5 dias. Após esse período, a célula foi paralisada para que a manutenção pudesse ocorrer. Durante essa etapa, a equipe de manutenção acompanhou o nível de vibração do sistema para evitar uma quebra inesperada.
Qual é o tipo de manutenção que contempla a ação descrita acima?
(A) preditiva
(B) detectiva
(C) preventiva
(D) corretiva planejada
(E) corretiva não planejada
(Técnico de Manutenção Sênior - Elétrica / PETROQUÍMICA SUAPE / 2011)
06) A retirada de uma amostra do óleo do transformador para sua análise, de modo que se obtenham suas características físico-químicas, faz parte das atividades executadas pela equipe que realiza a manutenção do tipo
(A) corretiva programada
(B) corretiva não programada
(C) preventiva
(D) preditiva
(E) detectiva
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2010)
07) A manutenção que ocorre em intervalos de tempo regulares, independente do desempenho do equipamento ou mecanismo, de acordo com um planejamento com base em estudos estatísticos, estado do equipamento, local de instalação, condições elétricas que o suprem, dados fornecidos pelo fabricante, dentre outros, é chamada de manutenção
(A) preventiva.
(B) corretiva.
(C) pretitiva.
(D) detecitva.
(E) defletiva.
(Técnico de Manutenção - Elétrica / PETROBRAS / 2009)
08) Uma equipe de manutenção elétrica de um parque industrial realizou uma inspeção sistemática na rede de distribuição de energia, sem desligá-la, localizada na parte externa do parque, para acompanhar as condições dos materiais e equipamentos e localizar possíveis pontos sujeitos a falhas futuras. Este tipo de atividade é caracterizado como uma manutenção
(A) corretiva.
(B) corretiva programada.
(C) preventiva programada.
(D) preventiva.
(E) preditiva.
(Técnico de Projetos - Elétrica / PETROBRAS / 2009)
09) As características dos equipamentos de um processo produtivo moderno podem definir diferentes critérios para a seleção do método de manutenção a ser utilizado. Na escolha do método de manutenção, diversas considerações são realizadas dentro dos novos conceitos de manutenção. O método que consiste na aplicação de um programa regular de inspeção, ajustes, limpeza, lubrificação, troca de peças, calibração e reparo de componentes e equipamentos é denominado manutenção
(A) preventiva.
(B) corretiva.
(C) preditiva.
(D) produtiva.
(E) reactiva.
GABARITO